sexta-feira, 29 de maio de 2015

Organizando a Papelada - Livros

Nos últimos posts focamos em organizarmos melhor tudo que se referia ao assunto "Papelada". Hoje vamos falar como podemos organizar melhor os livros da nossa casa. Afinal de contas, livros são verdadeiros tesouros e merecem um cuidado especial para que fiquem conservados.

Lembre-se de que todos os projetos de organização são processos, e que devemos sempre existe um jeito de melhorar, mas isso deve ser feito de acordo com cada realidade, nos adaptando de acordo com cada situação. Não tente criar um local igual a de um catálogo de revista, pois cada casa tem a sua particularidade. Não ache também que em uma tarde você conseguirá criar e executar um sistema perfeito, principalmente se seus livros estão num verdadeiro caos. Um passo de cada vez, sempre!!!

Tendo isso em mente, vamos por a mão na massa!


Para começar:
1. Junte os livro e faça uma triagem, separando quais você realmente deseja ficar. 
Aqueles livros que você não quiser mais armazenar podem ser passados adiante para algum amigo, ou ser doado para alguma instituição, ou vendidos para um sebo (físico ou virtual - como Estante Virtual). Lembre-se que esses livros devem estar em bom estado.

DICA: Aproveite para separar os livros emprestados e devolver para seus respectivos donos. É maravilhoso compartilhar a leitura, mas acho muito feio a mania de pegar coisas emprestadas e não devolver. Fica a dica!



2. Separe os livros por assunto
Enquanto faz a triagem vá separando os livros por assunto, como se faz numa biblioteca (livros didáticos, romances...).

3. Crie uma categoria de organização
Escolhido o assunto crie um padrão, organizando os livros por tamanho, ou  pela cor, ou por ordem alfabética ou data de publicação. Aqui em casa, como os livros ficam expostos numa estante, preferi usar as cores e os tamanhos do livro para dar uma harmônia visual.



4. Escolha um local para armazenar seus livros
Estipule um local da sua casa onde os livros ficarão. Pode ser uma estante, prateleira, armário... Em qualquer umas das opções escolhidas, os livros devem ficar em locais longe da umidade e da luz solar incidente. 

DICA: Não armazene livros em caixas de papelão, elas atraem traças e outros insetos que podem danificar as páginas.

5. Mantenha seus livros limpos
Não se esqueça também de constantemente limpar seus livros retirando a poeira deles com um pano seco. A poeira é ácida, e causa a oxidação que faz com que as páginas fiquem amareladas e com manchas conforme o tempo passa. 

Ainda temos várias ideias para aperfeiçoar a organização dos livros. Esses projetos serão desenvolvidos futuramente. Mas não podemos deixar de celebrar o que foi feito até agora, né? Satisfação é um sentimento esquecido na nossa geração. E satisfação não é sinônimo de acomodação!

Beijos

Rebeca




Nenhum comentário:

Postar um comentário