sábado, 30 de maio de 2015

Organizando a Papelada - Cadernos de rotinas e projetos

Vivo falando que se eu pudesse teria 5 vidas (todas ao mesmo tempo) para viver tudo o que realmente eu gostaria e planejo. Tenho tantas vontades, tantos interesses e tantos projetos diferentes que acabo tendo que me dividir para realizar parte deles. Quem me conhece sabe que eu não me contento em fazer uma coisa só. 

Sobre esse tema, li a seguinte frase que me chamou a atenção: 

"Na próxima vez em que  se queixar porque não tem TEMPO para se organizar, pare. 
Todos nós temos tempo. A maneira como o usamos é que depende de cada um." 
(DONNA SMALLIN, Organize-se num minuto, 2005) 

Não quero me aprofundar e filosofar sobre o tempo, pois o assunto da Teoria da Relatividade de Newton mostra que o assunto é complexo... Kkkkkkk. 

Envolvendo ainda a organização da papelada, neste post gostaria de mostrar como faço para planejar a forma de usar o meu tempo para realizar minha rotina e meus projetos.



Tenho um fichário de PROJETOS que contém divisórias, uso as divisórias específicas para cada tipo de planejamento.



Primeira coisa que costumo fazer é anotar o planejamento das tarefas que pretendo realizar naquele mês. Adiciono ainda as datas importantes como aniversariantes da família, exames médicos, apresentações de trabalho... 
No final de cada folha mensal gosto de destacar os desafios e projetos daquele mês que envolve os seguintes temas:
  • Livro (que estou lendo e que vou começar a ler):
  • Música (que foi destaque naquele mês):
  • Lazer/Saída (pode ser um passeio, um lanche, uma viagem, noite de jogos com a família e amigos):
  • Organização (o que pretendo organizar naquele mês):
  • Casa (manutenção da casa como trocar uma torneira, pintar a casa, fazer uma composteira):
  • Comprinha (algo que eu preciso e presentes. Registro para evitar o consumismo):
  • Saúde (exames, exercícios, alimentação e práticas saudáveis):


Vou sinalizando os tópicos que foram executados naquele mês. É ótimo ver quando realizo quase tudo o que planejei. Quando eu não consigo realizar dentro daquele mês ou algum improviso acontece, tento realizar a tarefa no próximo.

Gosto de no final ou no início da semana escrever todas as tarefas que preciso realizar durante a próxima semana. Para isso, uso um caderninho. Esse caderno serve também para anotar outras informações importantes. Assim evito ficar com um monte de papelzinho espalhado pela bolsa.

Outro recurso muito eficaz para organizar a sua rotina diárias são as agendas. 



Até tenho uma agenda, mas o método do caderno me ajuda a ter uma visão melhor dos compromissos da semana. Pode funcionar para você! O importante é você encontrar a melhor forma de tentar organizar sua rotina.

Minha dica é que você escreva seus compromissos, pois quando escrevemos o que planejamos ativamos outras partes do cérebro que nos ajudam a processar e registrar melhor. Outro fato é que quando escrevemos, aquilo vira um registro, quase um compromisso. Se for esquecido e lido novamente por você, existe mais chance do compromisso ou projeto ser retomado e executado. 

Para encerrar, vou citar mais uma frase que reflete bem o tema:

"As pessoas é que têm poder sobre as coisas - e não o contrário. Decida usar esse poder para retomar o controle de seu espaço e de seu tempo". 
(DONNA SMALLIN, Organize-se num minuto, 2005) 

E aí? Pronto para retomar o controle do seu tempo? Então pare por alguns minutos e comece a planejar!

Beijinhos

Rebeca

Nenhum comentário:

Postar um comentário