sexta-feira, 8 de maio de 2015

Organizando a Papelada - Documentos de estudo

Se tem uma coisa que junta papelada é a nossa vida de estudos. Textos, provas, relatórios, atividades... São cópias e mais cópias! E se não nos organizamos... Já viu o estresse, né? É principalmente nos final do período que eles acontecem! "Onde anotei aquele comentário importante para a prova?" "Cadê o relatório que preciso entregar?"

Para não acontecer esse desespero na hora em que mais precisamos a dica é se organizar antes! 

Você vai precisar separar por assuntos, descartar o desnecessário, arquivar em pastas ou caixas e etiquetar. 

As etiquetas dão todo um toque na organização. Além de servir para decorar, elas facilitam no manuseio.Você pode escrever numa fita crepe, num papel comum e colar uma fita adesiva, imprimir... São várias formas de catalogar e identificar suas peças.

Agora vou mostrar como organizo meus documentos de estudos.

Tenho uma pasta que chamo de ATIVA com todos os documentos de estudo que estou usando naquele período. Aquelas pastas com divisórias de plástico são ótimas para isso. Quando acaba o período arquivo os papéis em outra pasta e aproveito a pasta para o próximo semestre.

Para arquivar os documentos de períodos anteriores comprei pastas para organizar as minhas matérias da faculdade e da pós de acordo com os assuntos. Como as pastas são todas iguais, as etiquetas são essenciais para evitar que eu perca tempo procurando em qual das pastas está o papel que eu preciso. A vantagem da organização é ganho de tempo para fazer outras coisas...


Nesse caso eu criei as etiquetas com o auxílio da rotuladora. O uso de rotuladoras facilita muito na organização. Ela imprimi na hora etiquetas auto-adesivas. A minha imprime na cor preta, tem alguns desenhos e algumas fontes diferentes.


Dou aula para diferentes turmas e séries e para facilitar o meu trabalho criei pastas onde coloco atividades, provas e assuntos de acordo com cada ano que leciono. Essa dica também se aplica aos estudantes que podem criar pastas de acordo com cada disciplina (Ciências, Matemática, Português, Artes...)


A organização é uma boa forma de ajudar nos estudos dos seus filhos. Ensine-os a arquivar seus papéis escolares por assuntos. No final de cada ano, retire o que for desnecessário (reutilizando e/ou reciclando) e arquive em uma pasta tudo o que se referir à série já concluída para abrir novos espaços. Essa é uma excelente forma de começar as férias.

No caso acima criei as etiquetas no computador, imprimi e colei nas pastas. 


A arte principal eu encontrei no Pinterest através do site Lifeineight. 



O bom desempenho nos estudos também está relacionado a organização.

Beijinhos

Rebeca

Um comentário:

  1. I'm glad you'very found my labels useful :) could I just ask for a link to my blog to be added in the image? Many thanks!

    ResponderExcluir