segunda-feira, 21 de julho de 2014

Organizando Roupas de Cama e Banho

Geralmente segunda-feira é o dia em que costumamos trocar roupas de cama aqui na nossa casa.

É lógico que não existe uma regra, mas o recomendado é que as roupas de cama sejam trocadas uma vez por semana, ou no máximo de quinze em quinze dias. Obviamente, que se houver necessidade a troca deve ser feita.


Para aproveitar o momento vamos começar a semana separando um tempinho para organizar as roupas de cama e banho.

A primeira coisa que você deve fazer é retirar as peças do armário e limpar o local com um pano umedecido com vinagre de maçã. O vinagre é excelente para evitar a presença de mofos por conta da sua acidez. Preferimos o de maçã, pois tem um aroma mais suave. Entretanto, nada impede de você usar o outro. Não é necessário encharcar o local. É muito importante que deixe o ambiente secando, pois se você colocar a roupa de cama logo em seguida ela ficará com cheiro desagradável.



 Enquanto o local seca, aproveite para separar os conjuntos, descartando as peças que não estão em bom estado, e doando as peças que estão boas, mas que você acha desnecessárias. Cada casa tem a sua necessidade, mas geralmente 3 ou 4 conjuntos completos são suficientes. Dessa forma um fica no uso enquanto o outro está lavando e o terceiro fica para eventuais emergências.

Existe a opção de separar as peças por tipo. Por exemplo: todas as fronhas juntas, todos os lençóis de elástico juntos e todos os lençóis de cobrir... Essa é uma metodologia viável e já foi utilizada aqui em casa. Mas era um sufoco na hora de ficar escolhendo as peças na pilhas de lençóis.


Foi aí que resolvemos guardar as peças separadas por conjuntos. Nossa, que diferença! Otimizamos nosso tempo na hora de pegar as peças.
Mesmo que você não tenha o conjunto certinho combinando, nada impede de você separar as peças e formar um conjunto com as fronhas, o lençol de elástico e o lençol de cobrir. Com a organização simplificamos a nossa vida e ganhamos tempo para fazer outras coisas.

Acompanhe a forma de dobrar os conjuntos de lençóis e fronhas.

1º) Separe o lençol de cobrir.
 2º) Dobre-o de forma que fique cumprido na horizontal.
 3º) Separe o lençol de elástico e as fronhas.
 OBS: Para dobrar os lencóis de elástico basta colocar os elásticos para dentro. O importante é deixar a peça na forma de um quadrado.
 4º) Empilhe o conjunto no centro do lençol.
 5º) Dobre o lençol de cobrir "abraçando" o conjunto.

 6º) Empilhe junto com os outros conjuntos.

Na hora de dobrar tente deixar as peças com o mesmo tamanho. Não tem mistério!

Semana passada estava conversando com uma amiga organização de roupas de cama. Ela costuma guardar os conjuntos dentro de uma das fronhas. Essa é uma opção excelente também. Tentamos usá-la, mas não nos adaptamos à ela aqui em casa. De qualquer forma, estou colocando a foto, caso queria tentar.
Basta separar uma fronha do conjunto, abrir e colocar o restante das peças dobradas bonitinhas lá dentro. Dobre a parte da fronha que sobrou. Desta forma o conjunto fica guardadinho!



Uma outra opção ao invés de colocar o conjunto dentro de uma das fronhas é colocá-las dobradas abraçando a peça como se fosse uma fita. Achei essa forma com uma função mais decorativa, pois não é muito prática.


Agora vamos para as toalhas!!!

Também costumamos dobrar as toalhas separadas em conjuntos. Uma opção excelente é colocar a toalha de rosto junto com a toalha de banho. Acompanhe o passo a passo!

1º) Dobre a toalha ao meio.

 2º) Dobre-a mais uma vez no mesmo sentido.

3º) Coloque a toalha de rosto dobrada.
 Tome cuidado para que nenhuma parte fique fora dos limites da toalha de banho, dobrando-os para dentro.
 4º) Dobre a peça três vezes, envolvendo a toalha de rosto.


5º) Junte com as outras peças no local separado do seu armário. Tente colocá-las dobradas do mesmo tamanho e viradas no mesmo sentido. 



Existe a opção de dobrá-las em forma de rolinho. Geralmente fazemos isso com as toalhas de visita e do lavabo.
DICA!!!

Evite deixar sabonetes junto com as roupas de cama e banho, pois elas podem manchar as peças. Não deixe papéis embolados no armário, pois costumam atrair traças.

Espero que as dicas tenham sido úteis para você! Ficarei feliz em saber sua opinião ou sugestão.

Beijinhos

Rebeca



2 comentários:

  1. Adorei as dicas! Odeio dobrar lençol de elástico...sempre fico p. da vida pq nunca fica direito. rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, que bom que gostou! Também odiava dobrá-los, estragava todo o visual bonito... O segredo é esconder as dificuldades Aline!!! Rsrsrs. Coloca tudo pra dentro, deixando em forma de quadrado e depois dobre normalmente. Tem vários vídeos na net bem legais que ensinam como dobrar esses chatinhos...

      Excluir