sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Organizando Remédios


Quase todas as casas tem a sua própria "farmacinha", não tem jeito. Então hoje vamos falar sobre esse assunto que envolve a nossa saúde e a saúde do meio ambiente: A ORGANIZAÇÃO DOS NOSSOS REMÉDIOS.

Minha primeira dica é priorizar a atitude de uma vida mais saudável.
Segunda dica: evitar o consumo exagerado de medicamentos sem necessidade.
Terceira dica:  mantê-los organizados, é lógico.

 Então vamos lá!
 

            Providencie um local para organizar os remédios. Existem caixas organizadoras específicas para medicamentos, mas se você é criativo pode confeccionar a sua.  Aqui em casa fizemos uma caixa de MDF.


           
             Os remédios devem ser armazenados em locais com pouca variação de luz, temperatura estável e com baixa umidade. Por isso, não é aconselhável armazenar os remédios no banheiro. Deixando-os neste local você acelera o processo de degradação. E você não quer tomar um Tylenol que é apenas metade eficaz, né?
            
           O recomendável é que os remédios fiquem no quarto ou na cozinha (mas longe do fogão e da geladeira devido ao alto calor gerado por esses equipamentos). Se a casa possui crianças ou idosos, o ideal é que os remédios fiquem separados numa outra caixa e que sejam guardados num local de difícil acesso.
            Evite separar as caixas com a bula do seu remédio respectivo, lá estão informações importantes. Para facilitar a organização colocamos algumas cartelas de compridos (aquelas que são vendidas sem caixas) e curativos em recipientes de plástico transparente.


            Aproveite este momento para verificar a data de validade dos remédios para separá-los para o descarte. A cada 6 meses, você deve olhar para os rótulos e se livrar de tudo o que está expirado. 


ATENÇÃO PARA O DESCARTE DE REMÉDIOS!!!
             
          Separe a caixa e as bulas, pois estes itens são recicláveis. Não despeje os remédios fora da garrafa original, afim de reutilizá-lo.




            Os remédios não devem ser descartados no lixo comum ou despejados nos ralos de pias, pois por se tratarem de produtos químicos, contaminam o meio ambiente. Além do mais, quando jogamos no lixo comum há o risco de outras pessoas ou animais mexerem e consumirem os remédios descartados.
            Aqui em Niterói, a empresa responsável pelo sistema de coleta de resíduos é a CLIN. Entrei em contato, e esta não possui um sistema de coleta e nem recebem itens para este fim. Empresas privadas de transportadoras de resíduos relacionados à saúde coletam somente nos postos de saúde. Alguns postos de saúde aceitam receber uma quantidade limitada para serem descartadas juntamente com seus resíduos. Aqui em casa juntamos os remédios e levamos para posto de saúde próximo. Se não houver alternativa, descarte os medicamentos num saco separadamente.


        Aproveite esse momento e veja os itens que estão em falta para não ser surpreendido na hora da emergência. Separamos alguns itens básicos que devem ter na nossa caixinha de primeiros socorros. Lembramos que os medicamentos devem ser indicados somente por médicos.
FARMACINHA
- Antiácidos ou antitérmicos
- Analgésicos (para aliviar cólicas e dores de cabeça)
- um pacote de gazes esterilizada
- uma caixa de curativos adesivados (tipo band-aid)
- ataduras de crepe
- um rolo de esparadrapo e outras fitas adesivas
- um pacote pequeno de algodão para limpar a pele e os ferimentos
- anti-sépticos líquidos e outras soluções (como água oxigenada volume 10; álcool 70, para desinfetar cortes e ferimentos superficiais)
- soro fisiológico para irrigação dos olhos
- pomada para tratar queimadura
- pomada para contusões
- tesoura
- pinça
- termometro
- bolsa de água quente ou gelada.
            Na hora de comprar os medicamentos damos preferência os medicamentos genéricos. Os genéricos realmente funcionam bem e são mais baratos do que os medicamentos com nome da marca.

            Você já está indo dar uma organizada na sua “farmacinha’!? Então, boa organização!

Beijinhos
Rebeca


Nenhum comentário:

Postar um comentário