sexta-feira, 26 de junho de 2015

Organizando a Cozinha - Potes de Plástico

Tenho tentado encarar a organização como um progresso gradativo, deixando de lado a ansiedade e o perfeccionismo. Tenho colocado em mente que casa perfeita é aquela que aparece nas vitrines e nas revistas (onde geralmente  não moram ninguém!). 
Cozinha feliz é aquela com cheirinho de bolo e migalhas na mesa, onde a família senta para conversar enquanto saboreiam e saciam a fome. Cozinha feliz é aquela onde a pia vive cheia de utensílios como sinal de que alguma coisa gostosa foi preparada. Essa organização da cozinha tem até me inspirado a cozinhar mais! Kkkk..  Como meus amigos sabem: cozinhar não é meu forte, mas a inspiração tem me proporcionado pratos deliciosos.

Então, tire da cabeça que cozinha organizada é cozinha perfeita. Porém isso não significa que ela deva ficar bagunçada, já que mantê-la arrumada é um desafio! Quando a cozinha está organizada a limpeza e o preparo dos quitutes se tornam mais fáceis. 

 Esse post foi pedido por amiga que não sabia como vencer a bagunça dos potinhos plásticos.O item que vamos organizar hoje é um grande desafio: os potes plásticos, pois geralmente as casas costumam ter mais desses itens do que deveriam e não tem um local ideal para arrumá-los. Conheço pessoas que tem mania de comprar potes nessas lojinhas de utilidade doméstica, acumulando-os na cozinha. Não podemos negar que os potes plásticos  possuem grande serventia na nossa cozinha. São versáteis e práticos. Aqui em casa usamos para congelar alguns alimentos. 


Para começar: 
  • Retire todos os potes e faça uma seleção. 
  • Descarte os que estão trincados, quebrados, sem tampa, manchados; separando-os para a reciclagem. Fique com a quantidade necessária. 
DICA: Se comprar algum conjunto de potes novo, use a regra "um entra, outro sai". Antes de comprar qualquer coisa, decida o que vai descartar para abrir espaço à sua nova aquisição. Quando pensamos antes de comprar, refletimos e evitamos o consumo exagerado.

Depois da seleção...
  • Escolha um local ideal para organizá-los. Aqui em casa usamos os gavetões para armazenar nossos potes plásticos, mas caso não tenha esse espaço, as caixas e as prateleiras são ótimos locais também.
  • Limpe o local antes de colocar os potes no lugar.
  • Separe os potes por tamanho e por cor. Os conjuntos são ótimos, pois costumam encaixar um no outro.
  • É aconselhável não guardar os potes com tampa para não dar cheiro, mas aqui em casa desprezamos esse conselho e guardamos os potes com tampa, pois isso facilita na hora de pegar. Eles não ficam com cheiro, pois costumamos secar bem antes de guardar.

  • Caso não tenha espaço você pode guardar os potes um dentro do outro. O melhor é que separe os que tem o mesmo tamanho, separando as tampas de acordo.
  • Crie o hábito de organizá-los sempre que manuseá-los para que a bagunça não volte.
Espero que essa dica te inspire a organizar esses itens aí na sua casa! Caso este post tenha te ajudado, ficarei muito feliz em saber.

Beijinhos

Rebeca


Nenhum comentário:

Postar um comentário