sexta-feira, 12 de junho de 2015

Organizando a Cozinha - Copos e Pratos

Uma vez vi uma reportagem de uma menina que morava num lixão. O que me chamou atenção na matéria foi a "casa de brinquedos" dessa menina. Ela aproveitava todos os brinquedos que encontrava no lixo. Mas o mais incrível era que o local era lindo!!! Ela limpava e tentava concertar todos os brinquedos, e esses brinquedos ficavam separados por tipos em prateleiras que ela forrou! Algo maravilhoso. Não me esqueço dessa reportagem. Essa menina tinha o mais sensacional senso de organização do mundo e não apenas se adaptou, mas superou toda a expectativa da realidade dela. Depois que eu vi essa situação, não aceito  nenhuma desculpa. Podemos ter um ambiente organizado em qualquer lugar e esse ambiente pode se tornar nosso refúgio.

Vamos seguir agora postagens que abordem sobre ORGANIZANDO A COZINHA. Afinal de contas, a cozinha é praticamente o "coração" da nossa casa! Esse comodo é cheio de itens que precisam ser organizados e por conta dessa quantidade e variedade de itens precisamos ir organizando aos poucos, mas sempre tentando melhorar. Essas dicas não servem apenas para as casas que possuem cozinhas planejadas, elas são aplicáveis em qualquer cozinha.

Começaremos falando de como organizamos nossos copos e pratos.


Para começar:
  • Se na sua casa tem vários conjuntos de pratos e copos, escolha o conjunto que você utilizará no cotidiano e armazene os que são utilizados em dias especiais em outro local.  Livre-se de peças excessivas. Sabe aquele copo filho único que foi salvo do quebra-quebra?
DICA: Itens solitários podem ganhar uma outra função. Vasinhos de plantas, porta-trecos, porta-lápis, porta-pincéis de maquiagem... Seja criativo! 

OS PRATOS

Usamos  um escorredor  que solucionou e facilitou a arrumação e manipulação dos pratos grandes rasos.
  • As pilhas de pratos não devem ter mais que 12 unidades.
  • O peso dos pratos podem danificar as peças que ficam em baixo. 

  • Separe os pratos por tamanhos.
  • Suportes que criam galerias são ótimos para criar novos espaços na organização. Esse aqui de casa é melhor ainda, pois  ainda utiliza os cantos do armário.

COPOS, XÍCARAS E CANECAS


  • Os copos devem ser agrupados em colunas (a fileira da frente e a mesma da do fundo) de acordo com o modelo e tamanho, alinhados dessa forma consigo ver todos os modelos.
  • Não coloque xícaras e copos um sobre o outro, é perigoso!

  • Existem vários itens que auxiliam na organização. Aqui em casa usamos um para pendurar as xícaras e outro que cria um prateleira para colocar canecas.



    Esses organizadores podem ser encontrados em várias lojas de utilidade domésticas, sites e revistas. O preço varia, mas não passa de R$ 30,00. Invista nesses auxiliares da organização. Essas ferramentas são ótimas para criar novos espaços!
    Espero que este post tenha te ajudado a ter novas ideias de como otimizar a organização dos seus pratos e copos aí na sua cozinha.

    Beijinhos

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário