quinta-feira, 18 de junho de 2015

Organizando a Cozinha - Panos de pratos e toalhas

Acho que a cozinha é  um dos cômodos mais desafiadores para ser organizado. Na maioria dos casos falta espaço e sobra itens para serem armazenados. O segredo é tentar realmente ver a utilidade de cada peça na sua rotina e adaptar a organização ao seu espaço disponível.

Estava conversando com duas colegas que falavam sobre como a cozinha delas estava entulhada e poluída. Uma delas disse que numa tarde deu "a louca" de sair desapegando e limpando tudo na cozinha. Já falei em um dos meus posts anteriores (organizando a papelada - revistas) que devemos aproveitar essas inspirações que vem como uma bomba, pois é quando realmente estamos com vontade de fazer e o tempo dedicado aquele serviço será produtivo.
Mas essas explosões são passageiras, e esperar que o sentimento volte pode ser demorado, e enquanto isso, a bagunça e a sujeira podem ir se acumulando. Então se essa vontade louca de organizar e arrumar algo na sua casa ainda não apareceu, sugiro que você comece aos poucos. Escolha algo para organizar (uma gaveta, uma bancada) e dedique dez a quinze minutos para fazer isso.

O post de hoje é maravilhoso para quem quer começar a organizar algo, pois não exige muito esforço e tempo. Além do mais o resultado final fica esteticamente organizado e tenho certeza que irá te estimular a seguir organizando outras partes da cozinha.
Hoje vamos falar de como organizamos nossos panos de prato, toalhas, luvas, jogos americanos e afins.


Para começar: DESAPEGUE! Elimine panos de prato e toalhas manchados, rasgados ou em mal estado. Alguns precisam apenas de um cuidado maior, como uma boa lavagem, deixando-os de molho para tirar o aspecto encardido.

Depois da seleção, dobre os panos de prato e toalhas de forma que permita que todos fiquem visíveis no local onde são guardados. A melhor maneira que encontrei foi essa que mostro abaixo. Nessa metodologia o pano é dobrado ao cumprido, três vezes; o que permite mais espaço.


Tente dobrar todos os panos de prato seguindo a mesma metodologia, desta forma todos ficarão com o mesmo formato, o que irá facilitar na organização. Depois é só arrumar os panos de forma enfileirada para que todos fiquem fáceis de pegar.


Siga o mesmo método para os outros itens,tentando sempre dobrá-los para que fiquem aproximadamente com o mesmo formato. Aqui em casa temos toalhas de vários tamanhos (quadradas, redondas, retangulares), por isso separamos elas por categoria. 


Na outra gaveta organizamos luvas e pegadores, descansos de panela, jogos americanos e panos que cobrem panelas.


Sei que em algumas casas pode não existir tanto espaço disponível. Sabemos bem a dificuldade que é. Tem pouquíssimo tempo que o armário da cozinha da mamis chegou, antes nossas coisas ficavam organizadas improvisadas em caixa de papelão encapadas com papel branco. Mas mesmo assim,seguíamos essa metodologia para organizar os panos e as toalhas. 

Esses itens são os que mais gosto de organizar na cozinha. Espero que o post de hoje tenha inspirado você.

Beijinhos

Rebeca

Nenhum comentário:

Postar um comentário