sexta-feira, 10 de julho de 2015

Organizando a Cozinha - Tabuleiros, bandejas e vasilhas

Esse blog nasceu como resultado de alguns pedidos de amigos... Desde então tem sido um prazer compartilhar com vocês dicas de organização e sinto bastante gratificação quando as pessoas falam comigo a respeito do blog. Agradeço também as dicas e os pedidos que as pessoas tem feito. 

Meu objetivo é compartilhar com vocês as soluções que temos encontrado até o dado momento para organizarmos algumas coisas na nossa casa e na nossa rotina. Seria muito fácil fazer um blog cheio de fotos bonitas que busco na internet e nenhuma delas aplicáveis à minha realidade. Por isso todas as fotos que coloco aqui são pessoais e reais. As inspirações de organização eu encontro em aplicativos como o Pinterest, quem quiser conferir acesse esse link:  inspirações de organização

E continuamos na meta de organizar melhor a nossa cozinha. Hoje vamos falar sobre como arrumamos os tabuleiros, as bandejas e as vasilhas aqui de casa.

Belaboni - Organização

Começamos separando as vasilhas de acordo com o tipo (vidros, inox, prata) para que fossem arrumadas juntas. Depois separamos de acordo com a forma (redondas, retangulares, ovais...), isso facilita na hora da distribuição dos espaços e no manuseio das peças.

Uma dica maravilhosa que usamos foi o escorredor de pratos (que custou apenas R$ 2,00) para deixar os tabuleiros apoiados na vertical. Dessa forma evitamos aquelas pilhas gigantescas de bandejas e ganhamos espaço.

Belaboni - Organização

Aqui em casa damos preferência a usar potes de vidro devido a sua resistência e composição. Trabalho com a questão dos resíduos plásticos e apesar de serem muito versáteis e de baixo custo eles trazem alguns prejuízos com os quais não sabemos lidar. O plástico é perigoso pois seus polímeros ou co-polímeros podem conter uma série de compostos químicos que são tóxicos como fitalatos e bisfenol-A (BPA). Esses compostos são liberados gradativamente  para a comida e/ou bebida no recipiente, e 55 vezes mais rápido quando usamos o micro-ondas, de acordo com um estudo da University of Cincinnati de 2008. Além disso, os plásticos por não serem biodegradáveis permanecem por muito tempo no ambiente prejudicando toda a biota. Baseado nesse papo ecológico, resolvemos dar um tempo com os plásticos e investimos nos potes de vidro. 

Belaboni - Organização

Os potes de vidro também não aderem o cheiro de comida e são mais higiênicos. O tempo de decomposição no ambiente também é muito longo, mas são 100% recicláveis e resistentes. As vasilhas de vidro só exigem mais cuidados na hora de armazenar. Evite colocá-las na parte superior do armário, pois elas costumam ser mais pesadas e o difícil acesso aumenta as chances de acidentes e danos. Para evitar que as peças trinque costume não fazer pilhas muito altas. 

Belaboni - Organização

Belaboni - Organização

As peças de alumínio e prata devem ser separadas para evitar os arranhões nas peças. 

Belaboni

Essa é a arrumação real das nossas bandejas, tabuleiros e vasilhas! Adapte segundo a sua realidade e nos conte como ficou ! Vou ficar feliz em saber!

Beijinhos

6 comentários:

  1. Adorei Rebeca, você está sempre me ajudando a organizar a casa e amei o embasamento que deu ao post. Sucesso. bejos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aprendendo sempre com você também, Nathalia! Obrigada pelo apoio.

      Beijinhos

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  2. Muito bom Rebeca, vou passar as dicas prá minha mãe..bjs

    ResponderExcluir