quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Organizando brinquedos antigos

Costumo dizer que não sou uma pessoa naturalmente organizada. Eu aprendi, tento ser e fiz disso um hobby. Como sou muito lenta e tenho uma péssima memória, fiz da organização uma aliada para minimizar esses defeitos, que podem acabar prejudicando minha rotina . 

E por falar em memória, o post de hoje está inserido na série "entesourando memórias".
Hoje resolvi abrir o baú da infância revendo nossos brinquedos antigos (meu e do meu irmão).

 
     Falei 'nosso', pois eu e meu irmão sempre brincamos juntos. Não tínhamos bastante brinquedos, mas brincávamos muito com os que tínhamos. Víamos o esforço dos nossos pais para nos presentear. Com isso, sempre tentamos cuidar muito bem deles.Conforme fomos crescendo fizemos algumas doações. Entretanto alguns realmente são especiais para nós.

     Resolvemos então, limitar um espaço de uma caixa com a finalidade de "entesourar". Essa técnica de limitar uma quantidade não tem sido muito utilizada e ensinada pelos responsáveis atualmente. Com isso, as crianças tem "montanhas" de brinquedos (devido ao modelo de consumismo que estamos inseridos) dos quais na maioria das vezes não são usados. Então comece de hoje ensinando esses valores!

 Essas foram as três caixas que limitamos para guardar e organizar os brinquedos. Etiquetamos todas elas para facilitar o manuseio.


      Esses são os alguns brinquedinhos que Jônathas selecionou (lembranças de ovos de Páscoa, Kinder Ovo, promoções...)


    Antes os carrinhos ficavam em duas caixas de papelão. Agora ficam em apenas uma caixa de plástico resistente.


    Minhas bonecas com suas roupinhas ficavam num saco plástico com tudo embolado.


    As peças pequenas  em bom estado foram separadas e organizadas em caixinhas.



    As roupinhas foram lavadas e guardadas num saquinho separadas.
 

    E os bonecos foram limpos com um pano umedecido com um pouco de álcool para tirar manchas e sujeiras.


     A Polly tem um valor para mim, pois foi a primeira boneca que eu comprei economizando o meu dinheiro de mesada, e na época foi muito caro! (kkkk... ) Tenho a maioria das peças.


    Essa boneca eu ganhei quando tinha 3 ou 4 anos. Lembro da noite em que eu ganhei da minha avó. Minha mãe costurou um monte de roupinhas com retalhos de tecido. Fofa!


Hoje eu e meu irmão somos adultos (eu tenho 26 anos e meu irmão 24), mas vira e mexe nos pegamos brincando com essas relíquias. Isso porque algumas crianças (primos e filhos de amigos) "descobriram" que na nossa casa tem brinquedo! Ficam surpresos e dizem que mesmo sendo antigos "são brinquedos muito legais" kkkk.... Muitos deles já passaram tardes aqui em casa brincando. Essa experiência tem sido ótima, pois temos criados laços significativos com essas crianças, ensinando brincadeiras, estimulando a imaginação e o diálogo.

Se você tem filhos ou crianças em casa, ensine o valor de cuidar e valorizar cada brinquedo que ele tem. Mesmo não sendo considerado brinquedos caros. Crianças só precisam brincar. E as vezes um brinquedo feito de sucatas pode ser até mais legal do que um bem elaborado, dependendo da situação.

Crie uma organização e o ensine a guardar.

E se você já é grandinho demais, mas também tem alguns brinquedos guardados dentro de um saco no quartinho de bagunça, quero te avisar que ele não está cumprindo seu papel. Brinquedos são feitos para brincar! Limpe, organize e chame uma criança para brincar com eles. Você terá uma sensação maravilhosa!

Beijinhos

Rebeca

Nenhum comentário:

Postar um comentário