terça-feira, 5 de maio de 2015

Organizando a Papelada - Contas

Continuamos na saga de organizar melhor a nossa papelada. E quando a papelada envolve dinheiro o "negócio" complica se a organização não for aliada.

Se as contas chegam e são misturadas com outros papéis em cima da mesa, ou colocada dentro da bolsa, elas correm o risco de ficarem esquecidas ou serem perdidas. Aí a data de pagamento vence, precisamos gastar tempo e papel para imprimir segunda via e ainda podemos pagar com juros... Prejuízos e mais prejuízos! Tudo porque não houve uma organização.

Para diminuir esse problema vamos falar de estratégias simples que garantem um sucesso nessa área. Mãos a obra!

1) Tenha um controle de todos os seus gastos. Você pode criar uma planilha super elaborada no Excel, como também pode usar um caderninho para anotar suas despesas. O importante é anotar tudo (cada item, com seu respectivo valor e a data de vencimento, caso tenha). Dessa forma você conseguirá visualizar para onde o seu dinheiro está indo. Quando faço isso percebo como gasto dinheiro com algumas coisas que são desnecessárias, como por exemplo compras impulsivas.

2) Tenha um único local para colocar as contas que chegam. Uma ótima dica é usar uma bandeja decorativa para colocar todas as correspondências juntas, assim você pode separar alguns minutos para ver todas elas e logo após colocá-las nos seus destinos corretos.

3) Crie uma pasta de CONTAS A PAGAR daquele mês. Essa forma facilita o sistema de pagar contas.


4) Dentro da pasta de CONTAS A PAGAR, separe as contas que devem ser pagas na primeira quinzena (a pagar entre 1º e 15); e na segunda quinzena (a pagar entre 16 e 31). Com isso, você pode separar apenas dois momentos no mês para pagar suas contas.

5) Crie uma pasta de CONTAS PAGAS para guardar os comprovantes de pagamentos. Uma boa forma é usar pasta sanfonada com divisórias. Outra maneira é arquivar por categoria (telefone, água, luz...). Optei pela primeira metodologia e fiz etiquetas para as divisórias colocando um para cada mês.




6) Tenha sempre por perto caneta, calculadora, grampeador para facilitar a organização. Aqui em casa temos uma gaveta destinada a isso, aonde ficam as pastas, o caderno de orçamento e os outros itens facilitadores.

Gostei bastante do resultado das pastas de contas. O que vocês acharam? Tem outra dica legal de como você administra melhor sua 'bufunfa'? Diz aí?



Beijinhos

Rebeca

Um comentário:

  1. Amei as dicas Rebeca! essa de colocar tudo em um lugar só como nas bandejas decorativas facilitam muito mesmo... e as pastinhas vou adotar agora mesmo ahahaha
    Sucesso aqui no blog e um beijão ;)

    ResponderExcluir