sábado, 30 de maio de 2015

Organizando a Papelada - Cadernos de rotinas e projetos

Vivo falando que se eu pudesse teria 5 vidas (todas ao mesmo tempo) para viver tudo o que realmente eu gostaria e planejo. Tenho tantas vontades, tantos interesses e tantos projetos diferentes que acabo tendo que me dividir para realizar parte deles. Quem me conhece sabe que eu não me contento em fazer uma coisa só. 

Sobre esse tema, li a seguinte frase que me chamou a atenção: 

"Na próxima vez em que  se queixar porque não tem TEMPO para se organizar, pare. 
Todos nós temos tempo. A maneira como o usamos é que depende de cada um." 
(DONNA SMALLIN, Organize-se num minuto, 2005) 

Não quero me aprofundar e filosofar sobre o tempo, pois o assunto da Teoria da Relatividade de Newton mostra que o assunto é complexo... Kkkkkkk. 

Envolvendo ainda a organização da papelada, neste post gostaria de mostrar como faço para planejar a forma de usar o meu tempo para realizar minha rotina e meus projetos.



Tenho um fichário de PROJETOS que contém divisórias, uso as divisórias específicas para cada tipo de planejamento.



Primeira coisa que costumo fazer é anotar o planejamento das tarefas que pretendo realizar naquele mês. Adiciono ainda as datas importantes como aniversariantes da família, exames médicos, apresentações de trabalho... 
No final de cada folha mensal gosto de destacar os desafios e projetos daquele mês que envolve os seguintes temas:
  • Livro (que estou lendo e que vou começar a ler):
  • Música (que foi destaque naquele mês):
  • Lazer/Saída (pode ser um passeio, um lanche, uma viagem, noite de jogos com a família e amigos):
  • Organização (o que pretendo organizar naquele mês):
  • Casa (manutenção da casa como trocar uma torneira, pintar a casa, fazer uma composteira):
  • Comprinha (algo que eu preciso e presentes. Registro para evitar o consumismo):
  • Saúde (exames, exercícios, alimentação e práticas saudáveis):


Vou sinalizando os tópicos que foram executados naquele mês. É ótimo ver quando realizo quase tudo o que planejei. Quando eu não consigo realizar dentro daquele mês ou algum improviso acontece, tento realizar a tarefa no próximo.

Gosto de no final ou no início da semana escrever todas as tarefas que preciso realizar durante a próxima semana. Para isso, uso um caderninho. Esse caderno serve também para anotar outras informações importantes. Assim evito ficar com um monte de papelzinho espalhado pela bolsa.

Outro recurso muito eficaz para organizar a sua rotina diárias são as agendas. 



Até tenho uma agenda, mas o método do caderno me ajuda a ter uma visão melhor dos compromissos da semana. Pode funcionar para você! O importante é você encontrar a melhor forma de tentar organizar sua rotina.

Minha dica é que você escreva seus compromissos, pois quando escrevemos o que planejamos ativamos outras partes do cérebro que nos ajudam a processar e registrar melhor. Outro fato é que quando escrevemos, aquilo vira um registro, quase um compromisso. Se for esquecido e lido novamente por você, existe mais chance do compromisso ou projeto ser retomado e executado. 

Para encerrar, vou citar mais uma frase que reflete bem o tema:

"As pessoas é que têm poder sobre as coisas - e não o contrário. Decida usar esse poder para retomar o controle de seu espaço e de seu tempo". 
(DONNA SMALLIN, Organize-se num minuto, 2005) 

E aí? Pronto para retomar o controle do seu tempo? Então pare por alguns minutos e comece a planejar!

Beijinhos

Rebeca

sexta-feira, 29 de maio de 2015

Organizando a Papelada - Livros

Nos últimos posts focamos em organizarmos melhor tudo que se referia ao assunto "Papelada". Hoje vamos falar como podemos organizar melhor os livros da nossa casa. Afinal de contas, livros são verdadeiros tesouros e merecem um cuidado especial para que fiquem conservados.

Lembre-se de que todos os projetos de organização são processos, e que devemos sempre existe um jeito de melhorar, mas isso deve ser feito de acordo com cada realidade, nos adaptando de acordo com cada situação. Não tente criar um local igual a de um catálogo de revista, pois cada casa tem a sua particularidade. Não ache também que em uma tarde você conseguirá criar e executar um sistema perfeito, principalmente se seus livros estão num verdadeiro caos. Um passo de cada vez, sempre!!!

Tendo isso em mente, vamos por a mão na massa!


Para começar:
1. Junte os livro e faça uma triagem, separando quais você realmente deseja ficar. 
Aqueles livros que você não quiser mais armazenar podem ser passados adiante para algum amigo, ou ser doado para alguma instituição, ou vendidos para um sebo (físico ou virtual - como Estante Virtual). Lembre-se que esses livros devem estar em bom estado.

DICA: Aproveite para separar os livros emprestados e devolver para seus respectivos donos. É maravilhoso compartilhar a leitura, mas acho muito feio a mania de pegar coisas emprestadas e não devolver. Fica a dica!



2. Separe os livros por assunto
Enquanto faz a triagem vá separando os livros por assunto, como se faz numa biblioteca (livros didáticos, romances...).

3. Crie uma categoria de organização
Escolhido o assunto crie um padrão, organizando os livros por tamanho, ou  pela cor, ou por ordem alfabética ou data de publicação. Aqui em casa, como os livros ficam expostos numa estante, preferi usar as cores e os tamanhos do livro para dar uma harmônia visual.



4. Escolha um local para armazenar seus livros
Estipule um local da sua casa onde os livros ficarão. Pode ser uma estante, prateleira, armário... Em qualquer umas das opções escolhidas, os livros devem ficar em locais longe da umidade e da luz solar incidente. 

DICA: Não armazene livros em caixas de papelão, elas atraem traças e outros insetos que podem danificar as páginas.

5. Mantenha seus livros limpos
Não se esqueça também de constantemente limpar seus livros retirando a poeira deles com um pano seco. A poeira é ácida, e causa a oxidação que faz com que as páginas fiquem amareladas e com manchas conforme o tempo passa. 

Ainda temos várias ideias para aperfeiçoar a organização dos livros. Esses projetos serão desenvolvidos futuramente. Mas não podemos deixar de celebrar o que foi feito até agora, né? Satisfação é um sentimento esquecido na nossa geração. E satisfação não é sinônimo de acomodação!

Beijos

Rebeca




sábado, 23 de maio de 2015

Organizando a Papelada - Revistas

Sabe aquela vontade de organizar que vem de repente?! Aproveite-as, pois é nesse momento que você estará mais programado e concentrado para realizar a atividade com sucesso. Em compensação, quando o bom ânimo passar pare de organizar. Caso contrário a organização se tornará um martírio seguido de um trauma. Lembre-se: Organizar deve ser algo prazeroso. O que eu quero dizer resumidamente é que você deve aproveitar essas disposições loucas de arrumar algo quando ela vier. Tenho certeza que será super produtivo.

Aconteceu algo do tipo agora pouco. Estava indo fazer outra coisa, mas eis que surge uma vontade de organizar as revistas. Tudo bem... eu acredito se você me disser que essa vontade louca nunca aconteceu com você, mas lembre-se que estamos num processo, e quando começamos a organizar vemos as recompensas e associamos isso a prazer. Acredite em mim e por favor,  não me veja com uma fissurada... kkkk. Apenas estamos buscando sempre um jeito de melhorar.

Vamos então mostrar neste post como organizar suas revistas. 


Não levei nem meia hora organizando as revistas aqui de casa. 

A primeira coisa que fiz foi juntar todas as revistas da casa e separá-las por titulo.


Em seguida fui separando alguns exemplares para descartar e reciclar as edições que não me interessavam. Não conserve todas as revistas. Decida quais delas realmente você precisa guardar.

DICA: Caso tenha apenas uma matéria que te interessa, uma boa dica é destacar e arquivar somente os artigos de seu interesse e depois descartar a revista. Nessa situação, as colagens dos recortes em fichários são uma ótima opção.

As revistas que ficaram foram separadas cronologicamente.


Logo após separei elas por categorias (educativas, informativas, arquitetura-decoração e religiosas) e organizei por títulos em ordem alfabética.



Separei algumas revistas e catálogos de interesse e deixei numa caixa na sala, pois é o local que costumamos ler.



Mesmo que sua casa tenha espaço, limite o número atual de revistas que você assina. Se sentir falta de alguma delas, você pode conseguir os exemplares das edições avulsas. Outra dica é que muitas revistas estão disponíveis na forma on line, isso evita o consumo desnecessário de papel.

Pronto! Simples assim!

Beijinhos

Rebeca

sexta-feira, 22 de maio de 2015

Organizando a Papelada - Cantinho do Telefone

Ainda estamos organizando a nossa papelada! Mas hoje vamos nos direcionar aos famosos papeizinhos de recado e lembretes.

Quem nunca perdeu alguma informação importante como telefone ou datas de consultas médicas  por ter anotado em um papelzinho qualquer, que sabe Deus onde ele foi parar?! "Atire a primeira pedra!" E aí, a cena seguinte a gente já conhece: perda de tempo à procura do bendito papelzinho!

Para evitar essa confusão, organizamos o cantinho do telefone aqui da nossa casa.


Essa organização não exigiu muitos esforços e a recompensa foi ótima! 

O nosso cantinho do telefone fica numa mesinha de canto na sala. 


Sempre deixamos uma caixinha com um pouquinho de papel e caneta para termos sempre à mão, quando for necessário anotar algo durante um telefonema.


Uma situação muito triste que já aconteceu comigo foi perder todos os números gravados no meu celular! Que desespero. Tive uma perda de tempo tentando recuperar todos os números salvos. Aí eu logo pensei: "Por que eu não anotei esses números numa agenda de papel?" Sei que existem algumas forma mais modernas para evitar esse tipo de contratempo, mas a velha agenda costuma ser uma fonte segura. Por isso resolvemos investir comprando uma agenda telefônica e um porta cartão de visita. Assim juntamos todas as informações num só lugar.




Para não deixarmos a agenda, o porta cartões e os outros guias telefônicos expostos em cima da mesinha, compramos uma caixa de MDF para guardá-los. A nossa querida amiga Andréa confeccionou a nossa caixa branca laqueada. 



Além de cumprir muito bem a sua função, a caixa ainda decora a nossa sala.


Desta forma organizamos o nosso cantinho e evitamos alguns problemas. 

O que você achou? Tem alguma outra dica de como você organiza seus números? E e se existe alguma bagunça, espero que esse post tenha te inspirado a organizar suas informações telefônicas.

Obrigada por nos acompanhar aqui no blog! Fico feliz em saber que muitas pessoas tem criado motivação para organizar alguma das suas bagunças quando leem algum dos post do Belaboni. Vamos continuar nos esforçando e mantendo o bom ânimo! Assim fica fácil continuar o processo.

Beijinhos

Rebeca

terça-feira, 12 de maio de 2015

Organizando a Papelada - Encapando livros

Livros exigem cuidados especiais. Eles precisam ficar em locais arejados, sem umidade e protegidos da luz direta. As estantes e prateleiras costumam ser os locais mais indicados para armazenarmos essas obras. 

Mas o post de hoje não vai falar sobre organização dos livros, esse post fica para uma outra hora. O projeto de hoje está ligado com a recuperação e manutenção de um livro.

Tenho um livro (minha Bíblia) que eu uso muito e que já estava bem desgastado. Eu poderia muito bem comprar outra Bíblia, mas essa é meio que de "estimação", sabe? Tem anotações, desenhos, destaques... Consigo encontrar facilmente o que procuro nela, já em outras não... kkkk. Por essas razões esse exemplar é especial para mim, e recuperá-la era um projeto que eu estava adiando fazia tempo. Mas não mais!!!!  :D


A alguns anos atrás pegamos um resto de tecido e encapamos o livro. Contei com a ajuda de Mamis Jô e da minha amiga fofa Luiza que incrementou com essa fitinha preta. Mas como o tecido era claro e permeável ficou bem sujinho com o tempo e já estava passando da hora de trocar.


Para realizar esse projeto eu escolhi testar o tecido adesivo. Apesar do preço um pouco salgado, gostei bastante de trabalhar com ele. Escolhi a estampa  de padronagem Chevron que curto muito.



Retirei o tecido antigo e passei um pano úmido com vinagre para retirar alguns resquícios de mofo da capa interna. Deixei arejando e quando estava completamente seco parti para encapar.


A Bíblia ficou nova! Amei!



Faça isso com algum cadernos, livro, álbum ou qualquer outro item que precise ser repaginado. Tenho certeza que o resultado será uma grande transformação.

Beijinhos 

Rebeca 

sexta-feira, 8 de maio de 2015

Organizando a Papelada - Documentos de estudo

Se tem uma coisa que junta papelada é a nossa vida de estudos. Textos, provas, relatórios, atividades... São cópias e mais cópias! E se não nos organizamos... Já viu o estresse, né? É principalmente nos final do período que eles acontecem! "Onde anotei aquele comentário importante para a prova?" "Cadê o relatório que preciso entregar?"

Para não acontecer esse desespero na hora em que mais precisamos a dica é se organizar antes! 

Você vai precisar separar por assuntos, descartar o desnecessário, arquivar em pastas ou caixas e etiquetar. 

As etiquetas dão todo um toque na organização. Além de servir para decorar, elas facilitam no manuseio.Você pode escrever numa fita crepe, num papel comum e colar uma fita adesiva, imprimir... São várias formas de catalogar e identificar suas peças.

Agora vou mostrar como organizo meus documentos de estudos.

Tenho uma pasta que chamo de ATIVA com todos os documentos de estudo que estou usando naquele período. Aquelas pastas com divisórias de plástico são ótimas para isso. Quando acaba o período arquivo os papéis em outra pasta e aproveito a pasta para o próximo semestre.

Para arquivar os documentos de períodos anteriores comprei pastas para organizar as minhas matérias da faculdade e da pós de acordo com os assuntos. Como as pastas são todas iguais, as etiquetas são essenciais para evitar que eu perca tempo procurando em qual das pastas está o papel que eu preciso. A vantagem da organização é ganho de tempo para fazer outras coisas...


Nesse caso eu criei as etiquetas com o auxílio da rotuladora. O uso de rotuladoras facilita muito na organização. Ela imprimi na hora etiquetas auto-adesivas. A minha imprime na cor preta, tem alguns desenhos e algumas fontes diferentes.


Dou aula para diferentes turmas e séries e para facilitar o meu trabalho criei pastas onde coloco atividades, provas e assuntos de acordo com cada ano que leciono. Essa dica também se aplica aos estudantes que podem criar pastas de acordo com cada disciplina (Ciências, Matemática, Português, Artes...)


A organização é uma boa forma de ajudar nos estudos dos seus filhos. Ensine-os a arquivar seus papéis escolares por assuntos. No final de cada ano, retire o que for desnecessário (reutilizando e/ou reciclando) e arquive em uma pasta tudo o que se referir à série já concluída para abrir novos espaços. Essa é uma excelente forma de começar as férias.

No caso acima criei as etiquetas no computador, imprimi e colei nas pastas. 


A arte principal eu encontrei no Pinterest através do site Lifeineight. 



O bom desempenho nos estudos também está relacionado a organização.

Beijinhos

Rebeca

terça-feira, 5 de maio de 2015

Organizando a Papelada - Contas

Continuamos na saga de organizar melhor a nossa papelada. E quando a papelada envolve dinheiro o "negócio" complica se a organização não for aliada.

Se as contas chegam e são misturadas com outros papéis em cima da mesa, ou colocada dentro da bolsa, elas correm o risco de ficarem esquecidas ou serem perdidas. Aí a data de pagamento vence, precisamos gastar tempo e papel para imprimir segunda via e ainda podemos pagar com juros... Prejuízos e mais prejuízos! Tudo porque não houve uma organização.

Para diminuir esse problema vamos falar de estratégias simples que garantem um sucesso nessa área. Mãos a obra!

1) Tenha um controle de todos os seus gastos. Você pode criar uma planilha super elaborada no Excel, como também pode usar um caderninho para anotar suas despesas. O importante é anotar tudo (cada item, com seu respectivo valor e a data de vencimento, caso tenha). Dessa forma você conseguirá visualizar para onde o seu dinheiro está indo. Quando faço isso percebo como gasto dinheiro com algumas coisas que são desnecessárias, como por exemplo compras impulsivas.

2) Tenha um único local para colocar as contas que chegam. Uma ótima dica é usar uma bandeja decorativa para colocar todas as correspondências juntas, assim você pode separar alguns minutos para ver todas elas e logo após colocá-las nos seus destinos corretos.

3) Crie uma pasta de CONTAS A PAGAR daquele mês. Essa forma facilita o sistema de pagar contas.


4) Dentro da pasta de CONTAS A PAGAR, separe as contas que devem ser pagas na primeira quinzena (a pagar entre 1º e 15); e na segunda quinzena (a pagar entre 16 e 31). Com isso, você pode separar apenas dois momentos no mês para pagar suas contas.

5) Crie uma pasta de CONTAS PAGAS para guardar os comprovantes de pagamentos. Uma boa forma é usar pasta sanfonada com divisórias. Outra maneira é arquivar por categoria (telefone, água, luz...). Optei pela primeira metodologia e fiz etiquetas para as divisórias colocando um para cada mês.




6) Tenha sempre por perto caneta, calculadora, grampeador para facilitar a organização. Aqui em casa temos uma gaveta destinada a isso, aonde ficam as pastas, o caderno de orçamento e os outros itens facilitadores.

Gostei bastante do resultado das pastas de contas. O que vocês acharam? Tem outra dica legal de como você administra melhor sua 'bufunfa'? Diz aí?



Beijinhos

Rebeca

sábado, 2 de maio de 2015

Organizando a Papelada - Documentos Pessoais

Li certa vez uma frase que tem tudo haver com o post de hoje: 

"Existe uma diferença entre ser organizado e ser apenas ordeiro. Socar coisas dentro das gavetas e empilhar cuidadosamente pastas e papéis não significa organização. Prefira ser sempre organizado a ser ordeiro" (Donna Smallin).

Baseada nessa frase, resolvi organizar minhas papeladas do que apenas colocá-las numa gaveta ou pastas.

Papéis e documentos fazem parte do nosso dia-a-dia. Se não tomamos conta da situação a papelada se transforma numa montanha, com documentos importantes misturados com catálogos de promoções e mais outros mil pedacinhos de anotações... E aí, na hora em que mais precisamos daquele papel e vamos procurá-lo, é aquele estresse! Corremos o risco da montanha desmoronar em cima de nós. Não queremos isso! A melhor solução então, é organizar os papéis colocando nos seus devidos lugares por categorias. Afinal de contas, na nossa casa, todos os itens precisam de uma casa!

Se você não sabe por onde começar, escolha uma área (uma gaveta, uma mesa, uma pasta...) ou comece pelos papéis mais importantes para você e sua rotina. Não adianta sair juntando todos os papéis da casa e colocá-los em cima da mesa achando que em meia hora você conseguirá organizar tudo! Seja realista!

Para organizar a papelada é necessário tempo, decisão e paciência. Você não precisa fazer tudo num dia só. Você pode disponibilizar quinze minutos do seu dia para fazer isso, contanto que faça bem! Marque no cronômetro, tenho certeza que será bem produtivo. O importante é não esquecer de marcar onde parou quando você interromper a organização, assim saberá em que ponto recomeçar. 

Como eu sempre falo: ORGANIZAÇÃO É UM PROCESSO! Tenha isso em mente! Depois que damos o primeiro passo a caminhada fica mais fácil de continuar.

Eu comecei organizando meus documentos pessoais, pois considero os papéis mais importantes. Juntei todos eles, deixei a mesa livre e  fui selecionando as papeladas por categorias, colocando etiquetas para facilitar na hora de separar. 

Utilizo as seguintes classificações para os meus documentos pessoais:
  • Documentos Originais (Certidões, Diplomas e Históricos)
  • Cópias e autenticações de documentos.
  • Saúde (Exames)
  • Bancos 
  • Contratos
  • Certificados
  • Estudos
  • Currículos
Essa foi a melhor forma que encontrei para organizar meus documentos. Pode servir para você, mas não é uma regra! Adapte de acordo com as suas necessidades!



DICA! Não use categorias do tipo DIVERSOS em arquivos e pastas, se o conteúdo não tiver importância talvez não seja necessário guardá-lo. 

Seja criterioso na triagem, elimine papéis desnecessários. Geralmente, veja a validade dos contratos,. A  maioria dos comprovantes de pagamentos e impostos devem ser guardados por um período de cinco anos, depois disso, podem ser descartados. Notas fiscais e manuais devem ser armazenados durante a vida útil do produto.

OUTRA DICA! Reutilize os papéis que não contenha informações muito importantes, aqui em casa temos um envelope de folhas de rascunho. Não se esqueça também de separar os papéis dos outros tipos de resíduos para facilitar na hora da reciclagem.

MAIS DICA! Tome cuidado na hora de descartar seus documentos. Rasgue bem aqueles que contém informações pessoais (como senhas, telefones, número de CPF e RG) para reduzir o risco de falsificação de identidade.

Depois dessa parte de categorização, você terá uma noção de qual será a melhor forma de arquivar seus documentos (pastas, fichários, pastas sanfonadas, envelopes, arquivos). Neste caso, eu preferi usar pasta sanfonada. 


E é lógico que eu fiz as etiquetas, pois considero as "cerejas do bolo" da organização. Não tem mistério! As artes eu procuro no Pinterest e edito no Paint mesmo. Depois foi só imprimir, cortar e colar. Para facilitar o meu trabalho eu imprimi em papel adesivo.



Ficou ótimo, né? Espero que tenha inspirado você a começar a colocar a papelada em ordem. 

E se preparem, porque teremos muito mais organização de papéis e pastas vindo por aí!

Beijinhos.

Rebeca


sexta-feira, 1 de maio de 2015

Placa de identificação para os Pets

Como já falamos aqui, os nossos animais fazem parte da nossa família e sempre procuramos a melhor forma de cuidar deles.

Umas das coisas mais tristes que pode acontecer é perder o nosso bichinho de estimação! Aqui em casa, Bidu, o nosso cãozinho, recentemente fugiu  duas vezes. Ele é o menorzinho e passa facilmente pelo portão sem que nós percebamos. Demos a sorte de achá-lo aqui mesmo no bairro. A primeira vez ele ficou quase 24 horas sumido. Tivemos que colocar cartazes nas ruas, nos pet shops e sair perguntando para as pessoas. A segunda vez, achamos na mesma noite. Só de imaginar que não acharemos o nosso bichinho dá uma dor no coração (e de cabeça também, kkkkk).

Além de aumentarmos o cuidado, resolvemos parar de procrastinar (a arte de deixar para depois) e providenciamos as placas de identificação com o nome deles e o nosso telefone. Essa é uma ferramenta que facilita muito, caso o danado fuja novamente.

Pesquisei o preço e os modelos em lojas de pet shop e na internet, porém essa semana, passando numa loja que vende artigos para confecção de bijuterias tive a brilhante ideia de fazer as coleiras! Comprei as plaquinhas e a corrente e fui numa loja para gravar. As três coleiras completas já com o nome e telefones gravados saíram por volta de R$ 23,00 (R$ 7,66 cada uma!). Uma economia bastante considerável. 


Adorei o resultado! Providencie um identificador para seu bichinho também. Tenho certeza que se alguém achar o bichinho perdido, verá que ele tem dono e que é bem cuidado, e entrará em contado para devolver.

Beijinhos

Rebeca