quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Organizando a geladeira

Esse post vai especialmente para uma amiga querida que é fiel leitora do Belaboni e que antes de organizar a geladeira passou por aqui e não viu nada sobre organização e limpeza de geladeira! Aí fui correndo providenciar um post novo, por que eu aprendi tanta coisa legal sobre organização de geladeira nos últimos tempos que eu preciso compartilhar aqui. Ainda temos muitas coisas para aprender e colocar em prática, não é mesmo? Estamos querendo melhorar sempre!

Então vamos lá!



O ideal de fazer essa limpeza é quando chegamos das compras, mas nada impede de você adiantar o serviço.

Vamos as etapas:

1º) Desligue a geladeira, isso evita o gasto de energia.

2º) Retire os itens do interior por partes.

3º) Se sua geladeira estiver muito suja você vai fazer a limpeza em três etapas, usando nossos queridinhos materiais de limpeza:


          A) Diluia quatro gotas de detergente em 500 mL de água e passe com um pano.
          B) Com o vinagre de álcool num pano úmido passe na geladeira.
        C) E para tirar o odor da geladeira passe água morna com uma colher de bicarbonato de sódio diluído.

4º) Lave todos os itens que vieram do supermercado antes de guardá-los na geladeira.

5º) As sobras devem ser guardadas em potes tampados (de preferência de vidro). 

6º) Não deixe nada em latas. Já falamos aqui em um dos posts sobre o risco que as latas enferrujadas podem causar. Portanto, se usar sobrou algum item nas latas, despeje em outro pote com tampa e descarte corretamente as latas.

Manter a geladeira limpa e organizada é questão de saúde, pois nossos alimentos precisam ser conservados da melhor maneira para manter suas propriedades nutritivas e evitar a contaminação. Outra questão é a economia, alimentos bem conservados não são jogados fora. Pesquisando sobre como armazenar corretamente os alimentos descobri muitas coisas legais.

Batata
NÃO DEVE SER ARMAZENADA DENTRO DA GELADEIRA. Elas amadurecem mais rápido. O ideal é ficar num local escuro em temperatura ambiente.

Cebola
Assim como a batata NÃO DEVE SER ARMAZENADA DENTRO DA GELADEIRA. Elas também amadurecem mais rápido. O ideal é ficar num local escuro em temperatura ambiente, mas LONGE das batatas.

Alho
Também devem ficar fora da geladeira. Eles ficam melhor na temperatura ambiente (16º C). Se eles estiverem descascados aí sim devem ir para geladeira. Não congele, isso altera o sabor.


Cenoura

Para conservar é só cortar o topo e colocar numa vasilha com água dentro da geladeira.




Tomate
Os tomates também não gostam de frio. O ideal é que na fruteira fiquem guardados de cabeça para baixo.


        Como os tomates estavam ficando muito maduros resolvi aproveitá-los para fazer um molho natural.


                 MOLHO DE TOMATE NATURAL
Usei 4 tomates, 1/2 cebola, 1 dente de alho, sal, pimenta e manjericão. Refoguei o alho e a cebola no azeite e coloquei os tomates picados com casca para cozinhar. Esperei esfriar, bate o restante e armazenei num pote de vidro com tampa e guardei na geladeira.


Salsa e outras folhinhas
Como temos nossa hortinha pegamos nossos temperinhos fresquinhos. Mas salsa não temos, aí elas estavam na geladeira ficando feias.


A melhor maneira de armazena-las é guardá-las em cubinhos de gelo. Quando precisar é só jogar os cubinhos na hora de cozinhar.


Ovos
Podem ser armazenados em temperatura ou refrigerados. Existe uma polêmica de qual maneira é a correta, mas de acordo com estudo não há diferença no armazenamento. Costumo deixar os ovos na primeira parte da geladeira.


Oleaginosas
Ficam dentro da geladeira num pote tampado.


Abobrinha, brócolis, beringela
Se demorar muito tempo para consumir envolva num pano e coloque  na geladeira .

Abacate
Se estiver verde coloque junto com a banana. Se sobrou um pedaço pingue limão em cima e envolva antes de colocá-lo na geladeira. 

Banana
Para evitar que amadureça rápido é só cobrir o talo.

Aipo
Se sobrou coloque num saco junto com o pão.

Amei e apliquei todas essas dicas aqui em casa. Veja aí o que acha.

Agora vamos ao antes e o depois.


Achei que não fez tanta diferença na aparência, mas sei que melhorou muito. Como estamos recém casados, estamos organizando e arrumando as coisas aos poucos. Quando ficar do jeitinhos que tem que ser mostramos o resultado. 

Beijinhos

Rebeca

Nenhum comentário:

Postar um comentário