quinta-feira, 24 de março de 2016

12 passos para diminuir sua produção de lixo

Ultimamente tenho lido bastantes matérias sobre diminuir a produção de lixo, com o objetivo de torná-lo zero. Ainda não estou próxima de chegar ao lixo zero, mas estou caminhando e objetivando isso. Não é fácil, mas não é impossível! A maioria dessas dicas foram dadas por Bea Johnson, do blog  Zero Waste Home. Muitas delas totalmente possíveis aqui no Brasil.


1) Despreze as sacolas plásticas.
Leve suas sacolas de pano, use caixas ou leve as sacolas plásticas de mercado que você já tem.


2) Compre a granel
Aqui em Niterói, temos algumas lojas que vendem os produtos a granel, levo minhas sacolas de pano e potes, dessa forma eu desprezo as embalagens plásticas. Entretanto, não temos todos os produtos disponíveis. Se não tem como comprar a granel, elimine pelo menos os produtos que vem envolvidos no isopor, pois este material não é possível de ser reciclado e dura quase "que pra sempre" no ambiente.



3) Tenha sempre uma bolsa na mão.
Sempre carrego comigo a minha bolsa de pano (que fica dobradinha na bolsa), com isso não preciso gerar sacolas plásticas desnecessárias para carregar os produtos.


4) Tenha sua caneca e seu copo sempre disponível.
Para produzir apenas 1 copo descartável são necessários mais de 3.000 litros de água, além disso não são biodegradáveis, permanecendo por muito tempo no ambiente. Por isso sempre tenho comigo meu copinho, além do guardanapo de pano, as vezes, dependendo do lugar levo também os meus talhares. Desta forma elimino os descartáveis quando tenho que comer e beber fora.

5) Compre potes que possam ser reutilizados.
Potes de geléia, de palmito, garrafas de vidro são ótimas para serem reutilizadas. Não as despreze!


6) Tenha sua composteira.
A composteira foi um dos principais itens responsáveis para diminuir nosso lixo doméstico. Faz mais de 4 meses que temos, e durante todo esse período não apareceu nenhuma barata, rato ou bichinhos do tipo. No Brasil a maior parte do lixo gerado são oriundos de restos de comidas (lixo orgânico). Se você não sabe como fazer uma composteira temos esse post mostrando como fizemos a nossa. Simples e eficiente.


7) Tenha sua hortinha
Os temperinhos são importantes para acrescentar sabor especial na nossa comida. Frutas e legumes colhidas do seu vasinho ou do seu quintal tem sabores ainda melhores. Se arrisque! Monte sua hortinha. Desta forma estamos consumindo produtos melhores e não gerarmos tanto lixo.


8) Reuse os potes para colocar refis, ou produza seus itens.
Tenho buscado receitas para produzir meus produtos de limpeza, minha pasta de dente, meu desodorante... Lógico que é muito mais cômodo comprar aqueles milhões de produtos que vendem nos mercados e farmácias, mas também não é nada complicado fazer seus produtinhos. Além de ser sustentável, os produtos são econômicos. Estou me adaptando. Estou testando as receitas e já já teremos posts com elas...


9) Pesquise as empresas dos produtos que consomem e suas ações ambientais.
Antes eu comprava os produtos de acordo com o preço. Agora que estou com o propósito de comprar o estritamente necessário tenho me preocupado em observar quem foi que produziu, como foi produzido, como tratou o ambiente e as pessoas durante todo o processo até que o produto chegasse nas minhas mãos. Parece exagero, mas muitos dos produtos que consumimos são feitos em locais distantes (China, Taiwan, Indonésia...) muita das vezes por mão-de-obra barata, o que inclui crianças. Não gosto da ideia de estar pagando para o sofrimento de alguém. Além dos gastos e poluentes gerados por conta do transporte para a exportação (Como esse vaso de cerâmica que comprei sem pensar na origem). Por isso tenho dado preferência a produtores mais próximos,com os quais posso saber como foi produzido o item que estou levando para minha casa (A coleira da Adelaide foi comprada pela internet, feita pela Goodboy a mão com produtos que não levam plásticos e ainda mandaram petisco veganos! Muito amor!)



10) Presentes não são tão importantes.
Sempre amei presentear. Esse ponto tem sido um grande desafio para mim, pois tenho buscado alternativas nada convencionais para presentear quem eu amo sem gerar tanto lixo. Tenho dado plantas, canecas e garrafas para serem usadas, produtos que podem ser comprados a granel e doces feitos onde reutilizo potes; além dos encontros em restaurantes, lanchonetes  e afins onde não usamos descartáveis. Esses são apenas alguns exemplos. Percebi que o valor do presente não importa, mas sim a minha presença na vida da pessoa!



11) Consuma bebidas moderadamente
Esse tópico é especialmente para os meus colegas que amam beber refrigerante, sucos e principalmente cerveja. Opte por embalagens que são retornáveis. Sabemos que latinhas são um dos materiais mais reciclados no Brasil, mas já falamos aqui que a melhor atitude é buscar reduzir e depois reutilizar, para só então reciclar.

12) Compre o que for necessário  
Antes de começar a buscar esse propósito de lixo zero, minha listinha de "compras" nunca tinha fim. Hoje descobri que já tenho mais do que o necessário para sobreviver, e isso é ótimo! Minha casa fica mais leve e meu sentimento de gratidão e satisfação tornam minha casa interior mais leve também. Perceba suas coisas ao redor, você verá que não precisa de tantas coisas para ser feliz, na realidade.


Começando com esses passos, tenho certeza que a geração do seu lixo terá uma queda brusca. 

Essas atitudes criam um mundo melhor!

Beijinhos

Rebeca

Um comentário:

  1. Otimas dicas! adorei seu blog! só senti falta da opção assinar por email ;)
    me visite: www.mundominimalistablog.wordpress.com

    ResponderExcluir