quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Organização da Cozinha - Limpeza do micro-ondas

O micro-ondas é um eletrodoméstico de grande utilidade atualmente. Há alguns que diga que é um item indispensável na cozinha.  A grande questão é a manutenção da limpeza, já que a higiene é um fator importante para nossa saúde, pois envolve alimentação. Esses dias abri um micro-ondas que estava com um odor tão ruim que pensei duas vezes antes de colocar meu alimento para aquecer. Como estamos organizando a nossa cozinha e o micro-ondas está presente em quase todas as cozinhas, resolvemos falar sobre dicas de limpeza desse eletrodoméstico. Testei todas e funcionou muito bem!


O resto de alimentos no interior de micro-ondas pode servir de atrativo para alguns micro-organismos como fungos e bactérias, no qual algumas dessas espécies pode ser patogênicas, ou seja, nos trazer algum quadro de doença. O odor é característico do metabolismo desses serzinhos. Então nada de deixar o micro-ondas salpicado com restinho de alimentos incrustados.

Antes descobrir essa dica, nós limpávamos com multi-uso industrial, mas eles deixavam um cheiro muito forte que acabava passando para os alimentos. Procuramos então dicas de limpeza de micro-ondas e encontramos várias, e muito mais simples, econômicas, eficientes e sustentáveis! Sempre é bom aprender!

LIMÃO
Basta colocar no micro-ondas um pote de vidro contendo água e duas rodelas de limão durante um período de 3 a 5 minutos em alta potência. Depois que o micro-ondas apitar, deixe a solução lá dentro por mais 10 minutos, não retire logo, pois além de estar muito quente, será o vapor que irá amolecer e tirar o odor de resto de comida durante este período de descanso.



Retire o refratário e as peças móveis do micro-ondas. Lave o prato de vidro separadamente antes de colocá-lo novamente no aparelho. 


Em seguida você  irá usar um pano úmido contendo uma misturinha de 500 mL de água com 4 a 6 gotinhas de detergente. Isso será suficiente para tirar toda sujeira agarrada. 


           DICA:
  • Não encharque muito o pano, isso não é necessário. 
  • Não use nada abrasivo como a parte verde das esponjas ou  esponja de aço, pois isso irá danificar o aparelho.


VINAGRE
Ao invés do limão você pode substituir com uma colher de sopa de vinagre e fazer o mesmo procedimento. Funciona da mesma forma.

Outra dica que usamos aqui em casa é A TAMPA DE MICRO-ONDAS. Essa peça de plástico é feita especificamente para ser usada sobre os alimentos enquanto aquecemos, evitando que a sujeira espalhe no interior do micro-ondas. É bem mais fácil retirá-la para lavar periodicamente.


Agora sim o micro-ondas está limpinho e sem cheirinho, pronto para ser usado novamente.

E o seu micro-ondas? Como ele está por dentro? Use as dicas e me conte o que achou!

Beijinhos






Nenhum comentário:

Postar um comentário