sexta-feira, 31 de julho de 2015

Organizando a cozinha - Cantinho do café!

Se tem uma coisa que eu gosto muito é CAFÉ! Vai chegando o fim da tarde e nada melhor que um cafezinho para repôr  as energias... O lanche da tarde é minha hora favorita do dia! 

Para valorizar esse momento separamos um cantinho na nossa cozinha para deixar acoplado os itens mais comuns que costumamos usar na hora do café. Além de facilitar o manuseio por encontrarmos todas as peças juntas, o cantinho do café acaba decorando nossa cozinha. O cantinho do café fica numa prateleira exposta em baixo da bancada de granito.

Cantinho do café

Separamos uma bandeja bonita que acopla todos os itens: garrafa térmica, adoçante, açucareiros (para o açúcar mascavo e refinado), pote de pães e pote de biscoitos.

Bandeja organizadora

Os frios que costumamos usar na hora do lanche como leite, queijo, patês e geleias ficam separados na geladeira numa bandeja de plástico. Quando chega a hora de arrumarmos a nossa refeição não precisamos perder tempo dando várias viagens para levar os itens até a mesa e ainda economizamos energia, pois não deixamos a porta da geladeira aberta por muito tempo. Basta levar a bandeja! Dica maravilhosa essa!

Bandeja geladeira

Bandeja na geladeira

Amamos tanto a hora do café que fizemos quadros decorativos para a nossa cozinha com esse tema. Cada cor representa um de nós com a receitinha de como gostamos de tomar nosso café. Os quadros se completam, pois cada um tem uma parte do versículo: "Vocês terão todo o alimento que precisarem e louvarão ao Senhor, nosso Deus pela boa terra que nos deu." (Deuteronômio 8.10).

Quadro decorativo café

O azul é a receitinha do café do papai;

Quadro de café

O amarelo como minha mãe gosta do café dela;

Quadro de café

 O vinho é a minha receita do pingado ideal;


Quadro de café

E o laranja do meu irmão, que gosta do café com leite mais clarinho.

Quadro de café

Minha mãe que teve a ideia e meu irmão transformou a arte em realidade. Pedimos para uma gráfica imprimir em adesivo e colamos em placas de MDF envernizadas. Ficou lindo demais! O nosso cantinho do café foi além de uma bandeja e se tornou inspiração para decoração!

Espero que inspire vocês também!

Beijinhos

Rebeca



sábado, 18 de julho de 2015

Organizando a Cozinha - Etiquetas

Eu já citei aqui como as etiquetas finalizam e dão um acabamento a qualquer organização, e na cozinha não seria diferente. Quando etiquetamos encontramos com maior facilidade as coisas. 

Já fui numa casa no qual a geladeira tinha tanto pote de margarina guardando outras coisas que o maior desafio era encontrar o pote que realmente tinha a margarina! kkkk... Casos comuns de usar sal no lugar do açúcar estragando toda uma refeição (já aconteceu comigo). Além do prejuízo e do atraso, a falta de etiquetas gera grandes decepções na vida: sabe aquele dia em que você está com muita vontade comer doce e  abre o freezer e vê aquele pote de sorvete lindo e ao abrir você encontra feijão congelado no lugar do sorvete!  Triste demais! kkkk... 

Então para a felicidade geral de uma casa passe a ETIQUETAR!

Belaboni organização

Atualmente muitos potes já vem nominados, mas caso seus potes de condimentos e temperos não venham com nome dos produtos, basta confeccionar. Você pode usar rotuladoras, criar etiquetas mais elaboradas em programas de computador, encontrar algumas artes já prontas na internet, ou simplesmente escrever num papel e colar.

Aqui em casa reutilizamos potes de sorvetes para guardar trigo, maizena e fubá na geladeira. Para não causar decepções na vida de ninguém etiquetamos cada um deles e deixamos bem à vista no lugar de sempre na nossa geladeira. 

Belaboni organização

Minha mãe tem uma latas de condimentos de vários tamanhos que ela ganhou no casamento dela. Aqui em casa sabíamos qual lata guardava o pó de café, por exemplo, de acordo com o tamanho da lata devido ao costume do manuseio. Entretanto, se alguma visita chegasse teria dificuldade de pegar de primeira a lata correta.Para acabar com esse problema simplesmente etiquetamos. 

Porta condimentos

Usamos também potes de vidros para guardar outros cereais. Como já citei na outra postagem, optamos sempre pelos potes de vidro e/ou alumínio para guardar alimentos por serem mais higiênicos e sustentáveis.

Organizando a cozinha com etiquetas

DICA: O grande problema de tirar os alimentos das embalagens originais e armazená-los em outros potes é saber a data correta de validade. Por isso a dica é usar uma caneta e anotar a data de validade do produto embaixo do pote ou em papel vegetal e colocar dentro do pote.

Organizando a cozinha

DICA 2: Evite colocar produtos novos por cima dos produtos antigos. Espere acabar todo o condimento dentro do pote antes de acrescentar outra embalagem. 

Se você também etiqueta os produtos e potes da sua cozinha, mande para a gente a foto por e-mail. Vou amar ver seu processo de organização!

Beijinhos




sexta-feira, 10 de julho de 2015

Organizando a Cozinha - Tabuleiros, bandejas e vasilhas

Esse blog nasceu como resultado de alguns pedidos de amigos... Desde então tem sido um prazer compartilhar com vocês dicas de organização e sinto bastante gratificação quando as pessoas falam comigo a respeito do blog. Agradeço também as dicas e os pedidos que as pessoas tem feito. 

Meu objetivo é compartilhar com vocês as soluções que temos encontrado até o dado momento para organizarmos algumas coisas na nossa casa e na nossa rotina. Seria muito fácil fazer um blog cheio de fotos bonitas que busco na internet e nenhuma delas aplicáveis à minha realidade. Por isso todas as fotos que coloco aqui são pessoais e reais. As inspirações de organização eu encontro em aplicativos como o Pinterest, quem quiser conferir acesse esse link:  inspirações de organização

E continuamos na meta de organizar melhor a nossa cozinha. Hoje vamos falar sobre como arrumamos os tabuleiros, as bandejas e as vasilhas aqui de casa.

Belaboni - Organização

Começamos separando as vasilhas de acordo com o tipo (vidros, inox, prata) para que fossem arrumadas juntas. Depois separamos de acordo com a forma (redondas, retangulares, ovais...), isso facilita na hora da distribuição dos espaços e no manuseio das peças.

Uma dica maravilhosa que usamos foi o escorredor de pratos (que custou apenas R$ 2,00) para deixar os tabuleiros apoiados na vertical. Dessa forma evitamos aquelas pilhas gigantescas de bandejas e ganhamos espaço.

Belaboni - Organização

Aqui em casa damos preferência a usar potes de vidro devido a sua resistência e composição. Trabalho com a questão dos resíduos plásticos e apesar de serem muito versáteis e de baixo custo eles trazem alguns prejuízos com os quais não sabemos lidar. O plástico é perigoso pois seus polímeros ou co-polímeros podem conter uma série de compostos químicos que são tóxicos como fitalatos e bisfenol-A (BPA). Esses compostos são liberados gradativamente  para a comida e/ou bebida no recipiente, e 55 vezes mais rápido quando usamos o micro-ondas, de acordo com um estudo da University of Cincinnati de 2008. Além disso, os plásticos por não serem biodegradáveis permanecem por muito tempo no ambiente prejudicando toda a biota. Baseado nesse papo ecológico, resolvemos dar um tempo com os plásticos e investimos nos potes de vidro. 

Belaboni - Organização

Os potes de vidro também não aderem o cheiro de comida e são mais higiênicos. O tempo de decomposição no ambiente também é muito longo, mas são 100% recicláveis e resistentes. As vasilhas de vidro só exigem mais cuidados na hora de armazenar. Evite colocá-las na parte superior do armário, pois elas costumam ser mais pesadas e o difícil acesso aumenta as chances de acidentes e danos. Para evitar que as peças trinque costume não fazer pilhas muito altas. 

Belaboni - Organização

Belaboni - Organização

As peças de alumínio e prata devem ser separadas para evitar os arranhões nas peças. 

Belaboni

Essa é a arrumação real das nossas bandejas, tabuleiros e vasilhas! Adapte segundo a sua realidade e nos conte como ficou ! Vou ficar feliz em saber!

Beijinhos

sábado, 4 de julho de 2015

Organizando a Cozinha - Talheres

Quando fazemos o que gostamos não existe tempo ruim. Levamos em conta as adversidades e continuamos agindo, pois amamos realizar aquilo... Não existe nada pior do que fazer algo que detestamos! O tempo não passa, aquilo se torna difícil, um peso, um estresse.... Ui! E a solução mais viável é largar tudo e sair correndo. Mas, em muitos casos essa não pode ser a realidade, somos quase obrigados a continuar. Então o quê fazer? Meu conselho é que você mude sua mente! Hahahaha. Tudo bem... Pode parecer complicado, mas não é impossível! Tudo é questão de perspectiva, olhar com outros olhos, tentar buscar o lado bom, com simplicidade e leveza. 

Estou falando isso, pois para muitas pessoas a organização é um sonho inalcançável, quase impossível. Para elas, passar alguns minutos tentando organizar algo é um estorvo. Concordo que existe a possibilidade de pagar alguém para organizar... Eu, como consultora de organização, sou super a favor. Hahaha... Mas mesmo pagando uma consultoria, no final do processo você terá que aprender a manter a organização. Ou continuará gastando dinheiro chamando novamente a consultora (no meu caso, eu não me importaria! kkkkk... O prejuízo será só seu!)

O que eu quero dizer é que se você detesta organizar  algo e tem que fazer isso, não é aconselhável arrumar enquanto estiver irritado com a vida, ou num sábado a noite quando deveria estar em outro lugar mais prazeroso. Nestas situações sua mente só associará a organização com algo ruim... Busque organizar com pensamentos leves, positivos, prazerosos... Coloque uma música para ajudar! Não use um dia inteiro, você pode ir organizando aos poucos, determine os minutos que você utilizará se dedicando e concentrando naquilo. Tenha as condições em seu favor. Lute, persevere, mantenha o ânimo e a força; só assim você vencerá a bagunça!!!

Ditas essas palavras, vamos continuar mostrando como estamos organizando a nossa cozinha. Hoje vamos organizar nossos TALHERES!


Gavetas com talheres espalhados dificultam o manuseio, te fazendo perder tempo procurando o que deseja, além disso é perigoso, pois no meio da bagunça você pode acabar cortando a mão ou se espetando. 

Invista em divisórias

As divisórias são ótimas soluções para estipular o local onde cada item ficará. Você pode comprar em lojas de utilidades domésticas costumam ser super em conta, essas custaram entre R$ 4,00 e R$ 5,00. E se você não tem gaveta para dispor todos os seus talheres, existem divisórias com tampas que possibilitam você deixar os talheres sem que eles fiquem expostos, essas divisórias costumam custar um pouquinho mais. 




Caso não tenha condições de comprar, ou por opção de reduzir seu consumismo, você pode fazer as divisórias usando caixas. Existem várias idéias legais na internet.

Use ganchinho para pendurar

Uma outra solução é usar ganchinhos para pendurar os talhares maiores. Mamis comprou os ganchinhos daqui de casa em loja de material de construção, cada um custou R$ 0,90.



Recipientes como porta-talheres

Os recipientes como porta-talheres são ótimas soluções para organizar esses talheres maiores. Existem várias opções no mercado, um mais lindo que o outro. 



Mas existe também a possibilidade de você adaptar algum recipiente que já tenha, pode de ser lata, de plástico, de vidro... Reutilize-os! A criatividade não tem limites. Busque inspirações na internet!

DICA:
  • Apenas tenha cuidado com a higiene caso os talheres fiquem expostos. 
  • Outro conselho é que esses recipientes não são bons para guardar facas, pois apresentam grande risco de acidentes.
Separe um local para as facas amoladas
Para não correr riscos, guardamos as facas amoladas em outro local separado. Aqui em casa usamos esse porta-facas que veio no kit quando compramos. Você pode separar uma local num cantinho da gaveta ou usar um porta-talheres só para armazenar as facas. Tem também a opção das barras de ímã, mas esses organizadores não são tão fáceis de encontrar. Nem preciso lembrar que as facas não devem ficar expostas ou num fácil acesso, principalmente se a casa tem crianças, né?


O que não falta são opções para organizar nossos talheres. O que falta muita das vezes é disposição para organizá-los. Agora é só colocar a mão na massa e acabar com a bagunça! A recompensa no final sempre é boa! 

Beijinhos

Rebeca