sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Organizando Remédios


Quase todas as casas tem a sua própria "farmacinha", não tem jeito. Então hoje vamos falar sobre esse assunto que envolve a nossa saúde e a saúde do meio ambiente: A ORGANIZAÇÃO DOS NOSSOS REMÉDIOS.

Minha primeira dica é priorizar a atitude de uma vida mais saudável.
Segunda dica: evitar o consumo exagerado de medicamentos sem necessidade.
Terceira dica:  mantê-los organizados, é lógico.

 Então vamos lá!
 

            Providencie um local para organizar os remédios. Existem caixas organizadoras específicas para medicamentos, mas se você é criativo pode confeccionar a sua.  Aqui em casa fizemos uma caixa de MDF.


           
             Os remédios devem ser armazenados em locais com pouca variação de luz, temperatura estável e com baixa umidade. Por isso, não é aconselhável armazenar os remédios no banheiro. Deixando-os neste local você acelera o processo de degradação. E você não quer tomar um Tylenol que é apenas metade eficaz, né?
            
           O recomendável é que os remédios fiquem no quarto ou na cozinha (mas longe do fogão e da geladeira devido ao alto calor gerado por esses equipamentos). Se a casa possui crianças ou idosos, o ideal é que os remédios fiquem separados numa outra caixa e que sejam guardados num local de difícil acesso.
            Evite separar as caixas com a bula do seu remédio respectivo, lá estão informações importantes. Para facilitar a organização colocamos algumas cartelas de compridos (aquelas que são vendidas sem caixas) e curativos em recipientes de plástico transparente.


            Aproveite este momento para verificar a data de validade dos remédios para separá-los para o descarte. A cada 6 meses, você deve olhar para os rótulos e se livrar de tudo o que está expirado. 


ATENÇÃO PARA O DESCARTE DE REMÉDIOS!!!
             
          Separe a caixa e as bulas, pois estes itens são recicláveis. Não despeje os remédios fora da garrafa original, afim de reutilizá-lo.




            Os remédios não devem ser descartados no lixo comum ou despejados nos ralos de pias, pois por se tratarem de produtos químicos, contaminam o meio ambiente. Além do mais, quando jogamos no lixo comum há o risco de outras pessoas ou animais mexerem e consumirem os remédios descartados.
            Aqui em Niterói, a empresa responsável pelo sistema de coleta de resíduos é a CLIN. Entrei em contato, e esta não possui um sistema de coleta e nem recebem itens para este fim. Empresas privadas de transportadoras de resíduos relacionados à saúde coletam somente nos postos de saúde. Alguns postos de saúde aceitam receber uma quantidade limitada para serem descartadas juntamente com seus resíduos. Aqui em casa juntamos os remédios e levamos para posto de saúde próximo. Se não houver alternativa, descarte os medicamentos num saco separadamente.


        Aproveite esse momento e veja os itens que estão em falta para não ser surpreendido na hora da emergência. Separamos alguns itens básicos que devem ter na nossa caixinha de primeiros socorros. Lembramos que os medicamentos devem ser indicados somente por médicos.
FARMACINHA
- Antiácidos ou antitérmicos
- Analgésicos (para aliviar cólicas e dores de cabeça)
- um pacote de gazes esterilizada
- uma caixa de curativos adesivados (tipo band-aid)
- ataduras de crepe
- um rolo de esparadrapo e outras fitas adesivas
- um pacote pequeno de algodão para limpar a pele e os ferimentos
- anti-sépticos líquidos e outras soluções (como água oxigenada volume 10; álcool 70, para desinfetar cortes e ferimentos superficiais)
- soro fisiológico para irrigação dos olhos
- pomada para tratar queimadura
- pomada para contusões
- tesoura
- pinça
- termometro
- bolsa de água quente ou gelada.
            Na hora de comprar os medicamentos damos preferência os medicamentos genéricos. Os genéricos realmente funcionam bem e são mais baratos do que os medicamentos com nome da marca.

            Você já está indo dar uma organizada na sua “farmacinha’!? Então, boa organização!

Beijinhos
Rebeca


segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Reaproveitando caixas de papelão

Caixas são excelentes para organizar! São quase indispensáveis para a organização da  nossa casa. Existem várias opções disponíveis no mercado. Mas gosto de mostrar que organização não é sinônimo de dinheiro. Podemos ser organizados e decorar a nossa casa sem gastar muito.

Gosto mais ainda de aproveitar coisas que poderiam ir para o lixo (tenho aversão a produção de lixo que produzimos diariamente, e sempre tentamos diminuir essa quantidade aqui na nossa casa).

Então o post de hoje vai englobar tudo isso. Vamos organizar, reutilizando uma caixa apenas encapando com papel de presente!!!! 



Você vai precisar de :
  • Caixa de papelão;
  • Tesoura;
  • Cola branca;
  • Fita adesiva;
  • Papel de presente (com estampa da sua preferência).



Para fazer não mistério! É só seguir a medida da caixa, espalhando bem a cola branca.

  
E aí é só organizar a bagunça!


Beijinhos

Rebeca

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Local para seus acessórios

Quem já perdeu  algum brinco ou anel pelo ralo da pia do banheiro? Ou caído em baixo da almofada do sofá? Eu já! Aqui em casa, eu e minha mãe  costumávamos tirar todos os acessórios e deixá-los em cima da mesinha de centro quando chegávamos em casa. No dia seguinte, geralmente uma das peças havia sumido.

A maioria das pessoas não costumam dormir e nem tomar banho com todos os acessórios que usam durante o dia. Então eles acabam ficando espalhados em cima da mesa, da pia, da escrivaninha... 
Existe então, um grande  risco de perder algumas dessas peças.

A dica de hoje é bem simples: arrume um recipiente que seja a "casa" temporária, onde você deixará seus  acessórios quando chegar.

Eu providenciei uma saboneteira de cerâmica que funcionou perfeitamente. Mas pode ser algo que você já tenha em casa (como uma caixa, um prato bonito, uma bandejinha). O legal é que o objeto harmonize com seu ambiente.


O recipiente pode ficar no seu quarto, na mesa da sala, na pia do banheiro... Enfim, no lugar em que você costuma deixar seus acessórios espalhados assim que chega em casa.
Além de organizar e evitar aquele aspecto de bagunça, você evita perder peças e ainda economizará tempo, pois quando você for colocar seus acessórios novamente, eles estarão todos à mão.




Essa é uma dica simples que facilita nosso cotidiano.

Beijinhos

Rebeca

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Organizando comedouros dos Pets

Esses dias estava vendo um programa na TV no qual um dos participantes tinha obsessão por limpeza e arrumação e o outro era totalmente relaxado, deixando sua casa exposta a todo tipo de desordem e sujeira. A proposta do programa era a seguinte: o participante com transtorno obsessivo teria que ajudar o total relaxado a limpar e organizar sua casa... Obviamente que a falta de equilíbrio de ambos não contribui para que atingisse o objetivo final.
A palavra que devemos buscar na nossa vida é EQUILÍIBRIO. Não precisamos ser obcecados em organização e limpeza; e nem muito menos deixarmos tudo uma desordem. Busque o equilíbrio para que sua vida tenha harmonia. Esse é o meu ideal.

Hoje vamos continuar mostrando a organização dos itens dos nossos bichinhos de estimação. O comedouro deles era de plástico e estava um horror de velho, infelizmente tiveram que ir para o lixo. Providenciamos outros de alumínio. Esse material é melhor para limpar e dura mais. Os comedouros são pesados, evitando eventuais deslizamentos durante o momento de alimentação.

Sabe quando você via desenho quando era criança, tipo Tom & Jerry e no potinho de comidas tinha o nomezinho do Tom?!? Aderi a moda do desenho e personalizamos os potinhos dos bichinhos aqui de casa. Ficou uma fofura! Os nomes foram feitos em gráfica com recorte de adesivo.


Os potes dos bichinhos devem ser lavados com frequência, evitando o acúmulo de musgos e bactérias. Além disso a água deve ser trocada e mantida sempre fresca. 

Vi uma frase hoje no quadro na entrada da casa da minha vizinha que esboça bem este post: "A house is not a home without a dog" (Uma casa não é um lar sem um cachorro). No nosso caso, ainda acrescentamos o gato! Sendo assim, nossa casa é um lar!

Esses bichinhos fazem um bem danado pra gente!

Beijinhos

Rebeca
 

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Organizando Potes de Ração

O nosso projeto de organizar os itens dos bichinhos aqui da nossa casa ainda está em andamento.

Nesta semana conseguimos arrumar os potes de rações.

Anteriormente, as rações ficavam nas embalagens originais. Entretanto, tivemos alguns problemas do tipo: Bela (nossa cadela) rasgar a ração do Boni (nosso gato) e comer toda a comida; outros animais (como gambás) "roubando" a ração; o fundo da embalagem molhar e estragar o conteúdo; moscas depositando ovos... Tudo isso devido ao armazenando inadequado, gerando gastos e trabalhos desnecessários.

Devido a esses exemplos; os alimentos dos bichinhos devem ficar em local seguro, seco e sem contato direto com o ar. 

Adquirimos então alguns potes que serviram perfeitamente para armazenar as rações.


Para dar aquele mimo e toque de organização confeccionamos etiquetas e pedimos para uma gráfica fazê-las em recorte de adesivo. E não ficaram ótimas?!
Caso queira algo do tipo, você pode nos enviar um e-mail solicitando um pedido para confeccionar sua etiqueta. Tenho certeza que deixará o seu trabalho final mais sofisticado.



Os pássaros também tem um potinho com a comida deles. Não temos aves em gaiolas. A comida para os pássaros se justifica pelo fato da minha mãe ter o costume de jogar sementes no nosso quintal todas as manhãs, atraindo algumas espécies que consomem livremente, perto do bebedouro deles (minha mãe fez um "hotel" para  as aves, muito chique!)
 

Se você já teve algum problema similar ao nosso, providencie recipientes adequados para armazenar as rações e me diga depois se não foi uma excelente solução. 

Beijinhos

Rebeca


segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Organizando itens de costura (2)

Existem coisas que realizamos na nossa vida por obrigação e essa ação acaba tornando-se pesada e dolorosa. Outras ações podem ser realizadas por hábito, podendo ser negativo ou positivo, neste caso, praticamos tantas vezes determinados feitos, que eles acabam entrando na nossa rotina e passamos a fazer no "automático". Mas existem ações que realizamos por prazer, com leveza, e nos dão retornos positvos, nos deixam felizes...

Tratando-se da ação da ORGANIZAÇÃO, você pode encará-la como uma obrigação, uma dificuldade, um desprazer, ou até mesmo "uma perda de tempo". Mas se você encarar a bagunça e começar a agir e perseverar, a organização pode vir a se tornar um hábito. O melhor é quando aprendemos a gostar daquilo que temos que fazer, a partir daí temos prazer em organizar.

Frequentemente quando converso com algumas amigas ouço afirmações do tipo: "Você sempre foi organizada."; "Seu signo é virgem! Tá explicado!"; "Você nasceu organizada."; "Sua mãe te ensinou assim."; "Não consigo arrumar nada!" ; "Não tenho tempo para essa palhaçada" (...)
Bom, alguns desses comentários podem ter certo significado, mas não indica que se você não nasceu no período do signo Virgem, você tem que ser um bagunceiro completo. Na realidade não podemos nos justificar com desculpas para deixar nossa casa e vida um 'caos'. O caso é: ninguém nasce totalmente organizado; APRENDEMOS A SER ORGANIZADOS. E como qualquer aprendizagem, estamos num processo.

Então, deixe a obrigação de lado e torne a organização da sua vida um hábito prazeroso. Os benefícios que isso te dá são imensos!
Agora...

Vamos continuar mostrando a transformação que fizemos nas caixas de papelão para organizarmos os itens de costura. Como comentamos na última postagem: nossa dificuldade maior aqui em casa é a falta de espaço disponível, por isso nosso "ateliê" fica em caixas (kkkkk...)


Olha como eram essas caixas antes de serem forradas.



Como  não temos um lugar fixo para deixar a máquina de costura; ela deveria ficar da caixa. Mamãe forrou a caixa e ainda fez uma alcinha para facilitar o manuseio.




Tínhamos duas caixas de papelão (tipo maletinha) que também foram forradas com tecido e reutilizadas para armazenar outros itens de costura.




Uma dica: se você escolher forrar caixas com tecido, escolha os 100% algodão. Tivemos dificuldade em colar o tecido que não era desse tipo. Outra dica: se a caixa for estampada (com letras escuras, por exemplo) e o forro for claro, o ideal é que seja colado um revestimento mais claro (uma folha de papel por exemplo). No nosso caso, esquecemos desse detalhe.

E para finalizar, colocamos na caixa de plástico os retalhos de tecidos.



Quando olho a foto do "antes e depois" fico feliz e surpresa com o resultado! Incrível como papel e tecido transformaram as peças, não é mesmo?

Lembre-se: Sempre existe um jeito de melhorar! 

E mais um dos nossos projetos de organização foi concluído! 

Qual o seu projeto de organização? O que precisa ser transformado aí na sua casa? Não perca mais tempo! Coloque as mãos na massa!

Beijinhos 

Rebeca